Área de atuação
O Direito das relações de consumo, também conhecido por algumas pessoas como o Direito do Consumidor é uma área que segue se fortalecendo cada vez mais no cenário jurídico brasileiro. Com o Código de Defesa do consumidor, lançado por meio da lei nº 8.078/1990, as relações de consumo passaram a ser reguladas e um novo ramo do direito passou a surgir e a se destacar no Brasil.
Com mais de 30 anos que está em vigor, o CDC trouxe conceitos importantes sobre o consumidor, o fornecedor, além de ter instituído os direitos do consumidor, com a política nacional de relações de consumo, importantes princípios passaram a fazer parte das relações consumeristas, como o reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo e outros de notável importância.
O exercício da advocacia no direito consumerista exige também que o advogado esteja preparado tecnicamente, pois é uma área que exige o conhecimento de diversos outros ramos, como a responsabilidade civil, indenização por danos morais, contratos entre outras.
É possível atuar também na defesa do consumidor, fornecedor ou até mesmo como consultor jurídico.