Gantus Advogados Associados

Área de atuação 

DIREITO ADMINISTRATIVO

direito administrativos
Direito Administrativo faz parte da área de direito público

Regula a administração pública

Diferentemente das outras áreas apresentadas, o DIREITO ADMINISTRATIVO faz parte da grande área de Direito público, que, resumidamente regula a administração pública. Mas que oferece grandes oportunidades para o advogado que deseja exercer a advocacia nessa área.

Inicialmente, é possível então, ao profissional que escolheu esse ramo trabalhar em duas vertentes: como Procurador de um Município, Estado ou União, advogando em favor do Estado ou exercer a advocacia privada em demandas que envolve interesse do cidadão e interesse do Estado.

Ajuizar ações de direitos dos servidores públicos

É uma área que exige do profissional amplo conhecimento da legislação administrativa. É possível ajuizar ações que envolvem cobrança de direitos dos servidores públicos regulados por Estatuto, por exemplo. No Processo Administrativo Disciplinar, quando se apura a conduta de servidor público.

Nos procedimentos licitatórios, momento no qual a entidade pública abre a possibilidade de realizar contrato com a iniciativa privada, é uma área de atuação bastante comum para o advogado administrativista.

Nos procedimentos licitatórios, realizar contrato com a iniciativa privada